Minha foto

Cabeleireiro, apaixonado pela profissão e por tecnologia.Educador em cursos de aperfeiçoamento de cabeleireiros em todo o Brasil. Atualmente, dirige o salão "Francez Cabeleireiros" em Itupeva, SP.

24 abril 2009

O que podemos aprender em um curso de colorimetria ?

Sou cabeleireiro há muitos anos e sempre participei de cursos com a intenção de aprender novas técnicas principalmente a respeito de colorações, colorimetria e cortes femininos. Percebi que  em colorimetria a questão é que, além de ensinar novas técnicas, o curso de colorimetria moderno deve ensinar primeiramente "como as coisas funcionam realmente" !

Em muitos dos cursos existentes por aí, "professores" se limitam a ensinar a usar o produto de uma marca específica como RedIron ou Itallian Collor, onde o aluno-cabeleireiro aprende a "driblar" alguns problemas técnicos das colorações como por exemplo, utilizar uma cor acinzentada, juntamente com alguma base para resultar num marrom vermelho (!!!), característica clássica de um produto com maior quantidade de amônia.

Estas, bem como muitas outras empresas, esquecem de ensinar os princípios da ciência das cores. Pouco se faz neste sentido. A explicação da estrela de cores que deveria obedecer os principais princípios científicos, nada mais tem do que algumas menções desastrosas e até descabidas. Imagino que, em algum momento, alguém leu rapidamente alguma enciclopédia sobre o assunto e todos os outros seguiram a mesma cartilha. Por sinal, cheia de defeitos!

Estive presente também em cursos onde o educador insistia em fazer com que os alunos memorizassem detalhes pouco importantes e assim ganhava-se tempo para uma maior carga horária, se esquivando de assuntos mais importantes: Um absurdo !!!

Assim, em 2002, formulamos um método de ensino baseado em informações consistentes e comprovadas cientificamente. Colorimetria é ciência e como tal, não deve gerar dúvidas. Cabeleireiros são artistas e se deparam com problemas que poderiam facilmente serem resolvidos se algumas informações lhes fossem transmitidas. 


Um dos pontos mais polêmicos dentro do nosso curso se dá quando eu afirmo e provo que uma emulsão de 8,5 Volumes é capaz de clarear tanto quanto uma de 40 volumes. Ou quando afirmo que, ao contrário do que muitos afirmam, uma emulsão de 20 volumes não clareia até dois tons ou uma emulsão de 30 volumes nao clareia até 3 tons. Isso simplesmente não é verdade e eu até hoje não tenho a menor idéia de onde isso surgiu!


No próximo dia 04 de Maio, daremos início a uma nova turma, organizada pela equipe Sumirê Vip Profissional de Osasco.O método será ainda melhor: Transmitir conhecimento científico sem exageros mas que transforme a mente do profissional fazendo-o  pensar sobre cores. Ter raciocínio lógico e principalmente, fazer uso da tecnologia na busca de uma maior qualidade em seu trabalho e assim encantar e fidelizar sua cliente.


Informações : Sumirê Vip Profissional de Osasco - Tel 6397-7406

Espero você lá. Forte abraço !


10 comentários:

  1. Walkyria9:40 PM

    É isso aí!!! Para ser um verdadeiro estilista de cabelos o profissional precisa do conhecimento científico, caso contrário será apenas um "garoto (a)" propaganda de uma determinada marca...
    Qdo vc vem pra São José dos Campos???

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amiga...
    Concordo com vc totalmente.
    Vamos conversar. Quem sbae não agitamos alguma coisa ai em SJC.
    Abraços e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:59 AM

    Pois é meu amigo. Fiz vários cursos de colorimetria que passei justamente por isso que vc mencionou aí em cima. E hoje, apresento dificudades de trabalahr pq como foi trocada a marca de coloração do salão, as técnicas de um não serve pra outro. Por isso que outro dia, recorri a vc prame ajudar com a cliente. E também por isso que ainda esse ano eu vou pra aí fazer um curso seu de colorimetria pq vc entende muito bem e supre todas as nossas necessidades profissionais. parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Marli6:26 PM

    Olá José Carlos. Muito importante suas informações e realmente isso está tbm aconttecendo comigo e minha filha. Gostariamos de saber se você dá curso de colorimetria em alguma escola, ou se vende aulas em DVD. Somos de São Paulo-zona Leste. Obrigada. se puder nos add no msn. salao.shekinah.dm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. oi José Carlos meu nome é Sandra e estou muito interessada em fazer um curso de colorimetria, nao tenho nenhum curso ainda, quero começar por este, vc acha viavel ou é necessário ter um curso de corte???gostaria de alguma orientação, vc pode me ajudar, li seu artigo acima, e achei muito interessante!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, José Carlos! Acabei de conhecer esse site e gostei do que lí! Já fiz um curso de cabeleireiro, no qual tive uma "pequena" idéia do que é colorimetria, mas, quero muito fazer um curso do nível do seu, mas, não sei aonde encontrar ´na cidade que moro, que é São José dos Campos. Gostaria muito que agendasse um curso aquí, e nos ajudasse a sermos, melhores profissionais. Agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7:06 AM

    GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO.. FAZER ESTE CURSO..... CONTIGO JA QUE MORO EM SANTA ISABEL E GOSTARIA MUITO DE FAZER URGENTEMENTE . BOM DIA
    CLAUDIA

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1:27 PM

    Olá gostaria de saber se seria possivel vc vir dar um curso em m ogi das cruzes... meu email.
    ptrc.jansen@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8:29 PM

    caaara!enfim alguem q fala o q ha anos venho percebendo nestas escolas e q ainda dizem q ensinam cursos profissionalizantes.pensei q nao iria encontrar alguem q percebece a mesma coisa.preciso saber se vc dar aulas em dvd,s ,preciso aprender contigo!srsr,grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia..Obrigado pelo carinho..Estou nesta batalha ha anos, com a firme intenção de ajudar escolas e professores a se transformarem para melhor! Estamos planejando uma coleção de dvd´s de colorações e mechas mas dependemos de muita coisa ainda...
      Se precisar de algo, só escrever..
      Abraços e obrigado

      Excluir

Sinta-se convidado a expressar sua opinião mas não serão admitidas postagens ofensivas e abusivas.