Minha foto

Cabeleireiro, apaixonado pela profissão e por tecnologia.Educador em cursos de aperfeiçoamento de cabeleireiros em todo o Brasil. Atualmente, dirige o salão "Francez Cabeleireiros" em Itupeva, SP.

10 abril 2009

O que é ser cabeleireiro ?

Numa recente entrevista á uma revista corporativa, me foi perguntado sobre: O que seria, para mim, ser um profissional cabeleireiro?

A pergunta vale pela conveniência ! Acabamos recentemente nossos trabalhos dentro de uma importante feira profissional como a Hair Brasil 2009 e já na primeira oportunidade que tive em um encontro na Perfumaria Sumirê em Osasco, respondi á esta e outras questôes sobre a nossa profissão.

Ser cabeleireiro para alguns é apenas uma questão de dinheiro. Muitos de nós se inicia na profissão tão somente pela realização financeira. Não focam a sua formação, não buscam seu aperfeiçoamento e consequentemente em sua história não alcançam a sua realização material. Daí só posso concluir que iniciar numa profissão tão complexa como a nossa buscando apenas o dinheiro não é certamente, o modo mais correto.

Outros profissionais ingressam na profissão por caminhos diferentes como por exemplo, influência da família, por vezes formada também por cabeleireiros ou por falta de outras opções.

E, uma legião enorme de profissionais cabeleireiros têm sua profissão simplesmente porque AMAM mexer com cabelos! Amam o contato com cabelos, tratam os cabelos como material para se fazer ARTE e isso é o que importa para quem AMA !

Cortes, colorações, penteados, mechas e tratamentos em cabelos quando realizados por profissionais apaixonados e comprometidos com o bom atendimento da cliente produzem resultados absolutamente fantásticos. São os profissionais que realmente amam o que fazem, os realizados financeiramente porque simplesmente não pensam em dinheiro mas sim em fazer de sua profissão uma arte.

Aos cabeleireiros que iniciam sua carreira agora , só posso transmitir um único conselho: Estude muito, treine e exija de você mesmo nada menos que a perfeição e também trabalhe como se não precisasse do dinheiro.

E ele certamente virá ! 

14 comentários:

  1. Estou a iniciar esta profissão, deixando para trás trinta anos de fazer o mesmo e agora virei-me para cabeleireiro.
    Como diz é estudar muito, treinar e exigir de mim nada menos que a perfeição, que lá chegarei independentemente da minha idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7:14 PM

      nao importa sua idade o que importa e lutar pelo seu objetivo mesmo que demore voce consiguira e voce mais do que ninguem deve confiar nisso

      Excluir
  2. Olá JCFrancez, estou iniciando o curso de corte e cabelo de 1 ano que tem um vasto conteúdo de tecnicas, me apaixonei pela area, tenho 27 anos, sempre fiz coisas voltado a informatica, mas a 2 átras veio em minha cabeça essa area a seguir, e decidi entrar em um curso, sou apaixonado por cabelos, acho magnifico essa arte e sei que darei certo nessa area, pois tenho os requisitos basicos para ser um bom profissional e vendo o que vc disse no seu blog, um bom profissional tem que gostar do que faz, tem que fazer do trabalho uma arte e pode aguardar que o dinheiro virá, tenho certeza que estou indo pro caminho certo.
    Sempre estarei ligado no seu blog amigo, vlw.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:34 PM

    wu quero ser cabelereira

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:54 PM

    Oi sou cabeleireira a 6 anos e sou completamente apaixonada pela minha profissão, em momento algun pensso no dinheiro,amo o contato com cada cliente que chega em meu salão.Desde já aviso para aqueles que estão começando agora que tem que ter um pouco de psicologia, pois trabalho só com mulheres e isso é fundamental na nossa profissão.

    ResponderExcluir
  5. otimo parabens espero um di chegar onde vc chegou

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sou pedagoga e pós graduada em gestão educacional. Trabalho como coordenadora na biblioteca pública do meu município. Estou pensando em entrar nesta área, ha uns 15 anos atrás trabalhei como auxiliar de cabeleireira mas, não me deixaram crescer por lá, então tentei outras áreas profissionais. Hoje voltei a pensar no assunto. O problema que sinto muita dor nas pernas e temo não aguentar ficar de pé mais de 8 horas por dia. Mas vou tentar amo isso. Bejinhos da Pat.

    ResponderExcluir
  7. Patricia Bruno9:58 PM

    Vou começar um curso de cabeleireiro agora em agosto.Trabalho numa área completamente diferente.Estou muito entusiasmada e cheia de espectativas.Quero que futuramente eu seja um diferencial,acolhendo e cuidando de muitas mulheres com toda atenção,já que nas redondezas de onde moro somos muito mal acolhidas.Tem donas de salão que quando entramos mal nos olham.Dá vontade e certamente não voltamos mais.

    ResponderExcluir
  8. Kátia Regina10:16 PM

    Eu tenho 29 anos na área financeira e administrativa e nesse momento vou mudar totalmente de área, é um desejo desde criança , tenho habilidade com as mãos e acho que o cabelo é a moldura de uma mulher. Quero ser diferente, tratar o cliente personilizado e atender a domicílio quando necessário. Espero ter sucesso nesse novo começo. Bjusss dda Kátia

    ResponderExcluir
  9. eu amo mecher em cabelos mas nao sei onde fazer o curso e nem quanto é a mensalidade...eu sou completamente apaixonada nao posso ver um abelo bonito q quero fazer alguma coisa mesmo nao sabendo...tem um monte de crianças a qui na minha rua q eu pego elas td sabado e arrumo o cabelo delas ...eu realmente amo fazer isso.Mas se o segredo9 e trabalhar com amor eu to feita..srsr mto bom..

    ResponderExcluir
  10. suzana moreira de menezes4:44 PM

    ola, desde pequena gosto de cabelo. Ficava o dia inteiro trancada no quarto penteando o meu proprio cabelo, minhas bonecas si viam doida na minha mao...kkkk. Quero muito ser cabeleleira acho que vai dar certo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1:31 PM

      olá suzana! pense positivo que voce consegue, nao desanime pelo seu perfilé uma cabelereira perfeita....

      Excluir
  11. eu sou sonia maria juliao meu mair, sonho e ser uma cabeleireira profissional ... iniciei meu curso de assistente de cabeleireira pelo pronatec programa nacional do,governo minha maior difilcudade e acabamento com navalha e corte fico nervosa ao pegar na tessoura mas tenho fe em deus q vou ser uma profissional porq amo esta areia tou terminando dia dez de março vou inicia novamente ate eu aprende gostaria mesmo e de faze o curso de cabeleireiro eu quero faze este curso porq tenho muito projeto para o futuro e tenho q focar aonde eu quero chegar q e ser cabeleireira...frofissional

    ResponderExcluir
  12. Olha ai vai uma dica pra quem quer fazer um curso de cabeleireiro(a) e sair craque, o SENAC oferece grátis este curso, mas tem que ficar antenada pois as vagas terminam rápido, ou também tem pago, custa 2.400,00 em 10x de 240,00 e se você tiver a carteirinha do SESC você terá 20% de desconto isso é 480,00 a menos em seu curso...FICA A DICA e boa sorte.

    ResponderExcluir

Sinta-se convidado a expressar sua opinião mas não serão admitidas postagens ofensivas e abusivas.